SOBRE MIM

Uma certeza que sempre esteve presente, mesmo que às vezes encoberta, é que eu iria trabalhar com pessoas. E essa certeza se concretizou durante a graduação de psicologia. Podemos trabalhar com pessoas de diversas maneiras, mas estar no lugar de escuta, acolhimento e não julgamento é um trabalho árduo, técnico e, além de tudo, humano. E esse trabalho eu tenho o prazer de executar desde que iniciei meus estudos na psicologia há quase 10 anos; e o aprimoramento continua, porque as pessoas e a vida continuam, e estamos em constante mudança. 

Gosto de pensar que quase todo mundo às vezes precisa de um espaço acolhedor e seguro; esse lugar pode ser um consultório, um grupo, uma aula ou palestra. Na minha trajetória até aqui, descobri que a Psicologia pode ser feita em diversos meios; sempre existe espaço para o acolhimento e a mudança.

Sobre Mim - Psicóloga Leticia Lopes da Silva - Arujá

FORMAÇÃO

Formação:

Graduação no curso de Psicologia pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC);

Pós graduada e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela instituição Sanar Saúde (SS).

Pós graduanda em Neuropsicologia pelo centro universitário Hospital São Camilo.

➤ CRP 06/152947

 

Cursos extracurriculares:

Método ABA para pais e aplicadores pela instituição Academia do Autismo.

♆ Método ABA na prática pela instituição Academia do Autismo.

Aprofundamento teórico no método ABA pela instituição Academia do Autismo.

Curso de Estilos Parentais pela instituição Academia do Autismo.

✎ Idealizadora do LS Espaço Terapêutico em Arujá;

✎ Atendimento clínico nas cidades de Arujá e Mogi das Cruzes desde 2019;

✎  Supervisora clínica de equipe multidisciplinar;

✎ Acompanhante terapêutica dentro da ciência ABA em Arujá e região;

✎ Vivência em Instituição de Longa permanência (ILP) no alto-tietê no ano de 2019. Trabalho de acolhimento e Psicogerontologia com idosos internos da instituição;

✎ Visitadora do Programa Federal “Criança Feliz” no município de Arujá-SP entre os anos de 2017 e 2018. O Programa é considerado modelo no estado de São Paulo devido o trabalho e dedicação da equipe. Foi premiado em Brasília e a equipe participou de um documentário internacional sobre a primeira infância. Confira o documentário no vídeo abaixo e a matéria completa clicando aqui;

✎ No período de graduação foram realizados diversos estágios, principalmente na área clínica e comunitária. Sendo possível adquirir experiências valiosas nas modalidades de atendimentos em plantões psicológicos e atendimento contínuo de pacientes;

✎ Participou da execução de um projeto que visava integrar e informar adolescentes do sexo masculino em situação de vulnerabilidade social, sobre abuso e assédio sexual, sexualidade, higiene íntima, tolerância e possibilidades de futuro.

Documentário no YouTube

Minha prioridade nos anos que seguem é estar em contato constante com o mundo acadêmico, novas técnicas e aprimoramentos que são de fundamental importância para qualidade do processo de psicoterapia.

Manter-me sempre conectada com causas sociais e voluntárias.

MINHA VISÃO

Por muito tempo as pessoas não entenderam a importância de falar, ser escutado e acolhido; e muito menos a importância de ouvir a si mesmo num lugar seguro e longe de julgamentos. Eu acredito que toda psicoterapia parte desse ponto e busco proporcionar esse momento para todo cliente que chega no meu consultório. Eu sempre pontuo que, com certeza, foi uma longa jornada para chegar até ali, e como são corajosos os que buscam ajuda e mudanças. 

Eu quero que a minha jornada dentro da Psicologia seja guiada por esses preceitos de respeito e horizontalidade. Que as pessoas possam olhar para a Psicologia e, mesmo não entendendo muito bem, sintam uma possível solução; um lugar seguro. Quero fazer parte desse caminho, transformando e tornando acessível algo que cada vez mais torna-se indispensável. 

No mais, posso dizer que, mesmo que seja nebuloso, e por vezes doloroso, a Psicoterapia funciona como um mapa que pode ser usado para traçar os caminhos que existem dentro de você; caminhos que talvez não conheça ainda, outros que estão bloqueados por algum motivo; alguns estão no escuro e precisam de luz, mas no final de cada um deles você sentirá que está mais próximo e conhecedor de si. E  isso é o que eu acredito. 

Disse a flor para o pequeno príncipe:

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas”.
(Antoine de Saint-Exupéry – O pequeno príncipe).

Realizar um trabalho ético e genuíno, que contribua para a qualidade de vida dos clientes, e que isso floresça em nossa sociedade. 

WhatsApp chat