Atualmente a busca por psicoterapia para crianças é a realidade de muitas famílias. Os pais recorrem a essa alternativa para lidar com os problemas de comportamento, escolares e emocionais dos filhos. O que devemos colocar primeiramente é que o processo de psicoterapia infantil é realizado em conjunto: Psicólogo, criança, família e escola. Nenhuma intervenção será eficaz caso a família não tenha essa consciência de integração e participação.
Como a queixa é apresentada pelos cuidadores, o primeiro passo é uma anamnese detalhada da vida da criança. Sua gestação, nascimento, primeiros meses e anos, o ambiente onde mora, os lugares que frequenta e também seu comportamento escolar. É comum que o psicólogo solicite um parecer da escola sobre a criança, pois como citado acima o processo deve incluir toda vida social da mesma.
O trabalho da TCC com crianças demanda estruturação. De acordo com a queixa, um cronograma pode ser montado com as intervenções que serão aplicadas em sessão. Em sua maioria, são atividades lúdicas com um objetivo a cumprir; como por exemplo: treino para ir ao banheiro sozinho; para arrumar o quarto; elaborar medos ou mudar comportamentos não adequados. Tudo isso precisa ser realizado em parceria com os cuidadores e a escola, pois boa parte das intervenções devem acompanhar a rotina da criança para apresentar os resultados esperados.
Durante o processo, o Psicólogo tem um momento apenas com os cuidadores, para as devolutivas e orientações de psicoeducação que deverão ser aplicadas pela família. Nesse momento, os cuidadores podem sanar suas dúvidas, relatar as dificuldades e o que mais precisarem. Esse é um momento importante; é crucial que os cuidadores estejam dispostos a participar.
Um trabalho psicoterapêutico realizado em conjunto, personalizado e dedicado pode apresentar melhora significativa das queixas iniciais. Além de fortalecer os vínculos familiares e melhorar a sintonia entre os membros da família. O caminho para o equilíbrio na convivência com os filhos pode ser mais simples do que aparenta.