Tenho como base e sou especialista na abordagem da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), mas assim como tudo na vida, a psicoterapia se adapta às demandas do analisando (paciente), sendo, portanto, possível utilizar recursos práticos de outras abordagens e filosofias, como, por exemplo, fenomenologia existencial ou psicanálise; todas pautadas em estudos científicos. Abaixo um pouco mais sobre minha especialização, que utilizo com muita certeza devido sua abrangência e resultados ♥
A Terapia Cognitivo-Comportamental, por ser um método de alta abrangência, dinamismo e com maior comprovação científica para o tratamento de diversos transtornos para todas as faixas de idade. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) surgiu em meados dos anos 60 e foi concebida por Aaron Beck. Inicialmente foi pensada de forma estruturada e de curta duração para o tratamento da depressão; com foco no presente, para resolução de conflitos atuais, modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.
É uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva e com metas claras e definidas, focalizada no presente e hoje é utilizada no tratamento de diversos transtornos psicológicos. Um dos principais objetivos da TCC é realizar a modificação dos sistemas de pensamentos e crenças (significados) dos clientes; produzindo mudanças comportamentais e emocionais de longo prazo, e não apenas a remissão temporária dos sintomas e queixas.