Atualmente muito se discute sobre relacionamentos amorosos e seus possíveis desdobramentos. A receita de bolo seguida por muitos anos pelas gerações anteriores começa a não fazer sentido para a geração atual.

Possibilidades estão sendo levantadas e hoje mesmo com todos os desafios culturais (machismo estrutural, masculinidade tóxica, liquidez e instabilidade das relações e submissão feminina imposta, etc.), encontramos meios e ferramentas para quebrar os padrões que estão estabelecidos a muito tempo.

Lutar contra as estruturas da sociedade não é um trabalho que apresenta resultado do dia para noite; mas é importante que a geração esteja engajada em transformá-las. Até por que, não precisamos ir longe para perceber que essa “receita de bolo” não funciona há um bom tempo! 

Uma pauta importante para a desconstrução dos relacionamentos, muito discutida em algumas bolhas, é o ideal de relacionamento saudável. Hoje sabemos que um relacionamento abusivo é desencadeador de danos psicológicos, físicos e é o gatilho para os casos de feminicídio. 

Ideias cultivadas a muito tempo pela sociedade de que um relacionamento cheio de conflitos é comum e esperado só ajuda a normalizar relações disfuncionais e prendem pessoas em relacionamentos solitários que consomem tempo de vida e saúde mental dos indivíduos envolvidos. 

Então toda e qualquer reflexão sobre a qualidade de suas relações amorosas pode ser válida e contribui para manutenção do seu relacionamento. 

Aqui estão 4 questionamentos que podem te auxiliar nessa reflexão: 
 

1. Avalie o quão satisfeito você está no relacionamento

Esta etapa é desafiadora. Para facilitar este processo, sugiro “quebrar” o relacionamento em vários aspectos – sexo, finanças, intimidade emocional, comunicação e etc – e, então, avalie quão satisfeito se está com relação a cada aspecto.

Se há um alto grau de satisfação nos aspectos selecionados, isso é um forte indicador que se está em uma relação equilibrada. 
 

2. Pergunta a si mesmo: você já esteve mais satisfeito em outro relacionamento?

Se você já esteve em um relacionamento onde se sentiu mais satisfeito, talvez seja um bom ponto de partida para analisar o que te fazia mais satisfeito; talvez a comunicação era melhor, a intimidade e etc.

São pontos que ajudam a entender aspectos que talvez esteja subestimando e podem ser trabalhados no relacionamento atual. Mas tome cuidado com comparações excessivas, uma vez que isso pode ser tóxico para o relacionamento atual. 
 

3. Você consegue se imaginar estando mais satisfeito?

Se você consegue imaginar mais satisfação em uma área específica do relacionamento, o relacionamento pode melhorar muito comunicando isto ao parceiro.

Por exemplo, caso saiba que o aspecto sexual pode ser melhor com algumas mudanças, comece a tentar fazer estas mudanças ocorrer; isto pode ser o suficiente para elevar o relacionamento a um nível equilibrado e divertido. 
 

4. Avalie se você precisa trabalhar em si mesmo

Se você não consegue facilmente imaginar mais satisfação no relacionamento, mas possui uma sensação nebulosa de insatisfação, isto geralmente indica que talvez ainda não saiba com clareza o que necessita em um relacionamento.

E, claro, é muito difícil ter suas necessidades atendidas em um relacionamento se você não sabe quais são. Esta sensação confusa talvez indique que haveria um ótimo benefício se houvesse um trabalho em si mesmo, tentando entender estas questões.

Algumas estratégias podem ser úteis, como ficar solteiro por um tempo para se conectar com suas profundas necessidades e valores pessoais.

Sabemos que relacionamentos são complexos e exigem muita reflexão para além do que foi levantado no texto, mas espero poder ter contribuído para algum ponto de partida!
 
 
Fonte: Psychology Today – 4 ways to figure out if you’re with the right person, 2020