Recentemente escutei de um amigo que ele reluta em buscar psicoterapia por medo do julgamento do Psicólogo. Ele sabe que suas aflições atrapalham sua vida de diversas maneiras, mas como tem uma vida aparentemente “estável” e privilegiada, sente que seria julgado por estar ali. 

Esse sentimento é mais comum do que podemos imaginar entre as pessoas que pensam em buscar ajuda; elas não se sentem seguras e menosprezam suas questões. Nenhum sofrimento deve ser menosprezado; por mais insignificante que possa parecer para as pessoas no geral. Dentro do papel de Psicólogo, não cabe o julgamento. A psicoterapia precisa ser um lugar seguro e livre. 

E ao contrário do que muita pessoas ainda acreditam, não é preciso ter nenhum transtorno psicológico diagnosticado para procurar um Psicólogo. Se você sente-se bem, mas tem curiosidade em saber como funciona o processo psicoterapêutico pode procurar um profissional e sanar suas dúvidas. Por vezes, temos alguns problemas pontuais e não conseguimos dar conta. Buscar um profissional da área da saúde mental pode ser importante para superá-los; isso não significa que ficará por anos em terapia. 

Infelizmente essa insegurança não surge do nada, diariamente escutamos relatos de quem já passou por psicoterapia e teve uma experiência ruim por conta de uma conduta inadequada e falta de ética do profissional. 

Portanto, ao buscar esse profissional, informe-se e busque referências sobre seu trabalho. Caso sinta-se desconfortável de alguma forma com o trabalho do mesmo, tente se informar no Conselho responsável (Conselho regional de Psicologia SP) sobre a conduta do profissional. O que se espera ao buscar ajuda é acolhimento, conduta ética e científica; causar danos não faz parte do trabalho de um Psicólogo.  

Na capital e grande São Paulo algumas instituições e universidades realizam atendimento psicológico gratuito ou a valor social para quem não consegue arcar com os custos. Busque se informar caso em sua cidade ou região tenha esse serviço. 

Para informações sobre o trabalho de Psicologia acesse o site do nosso Conselho: https://www.crpsp.org/home?tema=16