O medo é um sentimento normal e necessário. Herdado da evolução, o medo foi necessário para a sobrevivência da espécie nos protegendo dos perigos iminentes. Com a construção da sociedade como conhecemos, os perigos foram ganhando novas formas, apesar de nos sentirmos, de modo geral, mais seguros.
A fobia por outro lado, é definida como um medo exagerado e aversão permanente a determinados objetos e situações, como nos casos das fobias sociais. Pessoas fóbicas sente-se ansiosas só de pensar em estar com o objeto, animal ou situação de aversão. Normalmente a fobia é desencadeada a partir de um trauma ou exposição que causaram grande sofrimento.
As fobias mais comuns são:
Agorafobia. Caracteriza-se pelo medo de permanecer em espaços abertos ou fechados; de usar transportes públicos; permanecer em uma fila ou ficar no meio de uma multidão; ou mesmo sair de casa sozinho.
Fobia social. Caracteriza-se por um medo exagerado de interagir com outras pessoas, podendo condicionar muito a vida social e levar a estados depressivos. A pessoa que tem fobia social sente-se muito ansiosa em situações como comer em locais públicos, entrar em lugares cheios, ir a uma festa ou a uma entrevista de emprego, por exemplo.
Claustrofobia. A pessoa tem medo de estar em locais fechados, como elevadores, ônibus muito cheios ou cômodos pequenos, por exemplo.
Aracnofobia. Também conhecida pelo medo de aranha, é uma das fobias mais comuns, e acontece quando a pessoa tem um medo exagerado de estar perto de aracnídeos.
PROCESSO TERAPÊUTICO
O tratamento de Fobias norteados pela TCC conta com a investigação das crenças centrais que dão origem ao trauma para que a melhora seja de longo prazo e não apenas momentânea. Utiliza-se também técnicas comportamentais como por exemplo: exposição (EXP) que visa expor o paciente às situações ansiogênicas gradativamente por uma hierarquia, criada com o paciente, até que a ansiedade naturalmente comece a diminuir (habituação). Pode ser feita por meio da imaginação ou ao vivo conforme os resultados se mostrem positivos.