A Terapia Cognitivo-Comportamental possui diversos métodos para o tratamento dos transtornos de ansiedade. Todos seguem estrutura e planejamento, que são pensados a partir de cada caso, considerando suas especificidades.

Para a maioria dos transtornos de ansiedade (ex.: fobia simples, fobia social, transtorno de pânico, transtorno de estresse pós traumático – TEPT, transtorno obsessivo-compulsivo – TOC), o ponto crucial é envolver os clientes em terapias de exposição (exposição gradativa a pensamentos e situações que geram a ansiedade). Esses métodos podem ajudá-los a romper com os padrões de evitação e desenvolver habilidades construtivas de enfrentamento.

Podemos elencar três níveis comuns de evitação:
 

  1. O cliente evita total ou parcialmente um objeto ou situação temida;
  2. O cliente utiliza “Comportamentos de segurança” para participar de uma situação temida. Como por exemplo: ficar bêbado ou tomar tranquilizantes para pegar um voo.
  3. O cliente não se envolve em atividades que ajudem a aprender maneiras de enfrentar melhor as situações temidas.

 
A Terapia de exposição pode ser rápida, como no caso do tratamento de fobias simples, porém é comumente utilizada de forma gradual; hierarquizando as situações alvos e começando com níveis baixos de dificuldade.

A seguir exponho alguns métodos que auxiliam no processo da Terapia de exposição e também no tratamento de ansiedade generalizada. Estes método podem diminuir as respostas físicas do Transtorno de pânico e ansiedade de desempenho; corrigir padrões de hiperventilação; aliviar a insônia entre outros sintomas associados à ansiedade.
 

  1. Treinamento de Relaxamento
  2. Imagens mentais Positivas
  3. Retreinamento da respiração
  4. Terapia de exposição (através de experiências ou imaginária)

 
Espero que o conteúdo seja útil para a compreensão do tratamento desse transtorno que na maioria das vezes não é compreendido; mas que gera muitos danos e complicações para a vida de quem convive com ele.

Atendo pela TCC em Arujá e Mogi das Cruzes há alguns anos. Confira meus atendimentos e marque uma consulta. Lembre-se: você não precisa passar por isso sozinho! ♥

Fonte:

Terapia Cognitivo-Comportamental de alto rendimento para sessões breves; Artmed, 2012.